Skip to main content

Plástico Zero

Lusical • 13/12/2019 

Na tentativa de combater a poluição causada por resíduos de plástico, o Parlamento Europeu aprovou formalmente, em maio de 2019, a proibição do consumo de uma série de produtos plásticos nos países que formam o bloco, dando um ótimo exemplo para as outras regiões do mundo. A proibição será efetiva em 2021 e inclui itens descartáveis como cotonetes, pratos, copos e recipientes para alimentos e bebidas.

Existem, pelo menos, 7 fortes razões para reduzir / eliminar o consumo de plástico:

  • Decomposição demorada
  • Escolha nada sustentável
  • Prejudicial à saúde
  • Pode matar animais
  • Pouco reciclado
  • Toneladas de lixo
  • Polui água e ar

A primeira avaliação e as primeiras alterações foram feitas onde o plástico estava mais presente diariamente na rotina dos trabalhadores da Lusical: o consumo de bebidas quentes e o consumo de água.

A Lusical avaliou o consumo de plástico internamente e  chegou à conclusão que, só em garrafas, o consumo anual ronda os 400kgs de plástico, sem contabilizar os copos utilizados nos cafés e chás. 

Optamos por implementar medidas para reduzir drasticamente o consumo de plástico nestes dois casos.

Substituímos as garrafas de plástico facultadas aos trabalhadores por garrafas reutilizáveis que os trabalhadores podem encher ao longo do dia nos bebedouros disponibilizados em vários sítios da fábrica (Pedreira, Carbonatos, Sala de Comandos, Oficina, Escritório e Refeitório). Para os trabalhadores externos e visitas estão disponíveis em todos os bebedouros copos de papel.

 

As bebidas quentes passaram a ser servidas em copos de papel e as paletinas deixaram de ser de plástico e passaram a ser de madeira. Para além destas alterações e para evitar o desperdício de recursos as paletinas deixaram de ser disponibilizadas na máquina do café e passaram a estar ao lado da mesma disponíveis para quem consome bebidas com açúcar e necessita realmente de mexer as mesmas.

As nossas medidas não se centram só no plástico e esperamos até ao final de Setembro ter em vários pontos da fábrica ecopontos para reciclagem de outros materiais. 

Está ao alcance de todos começar a fazer a diferença, por um futuro mais sustentável.

Daniela Graça
Rogério Cruz