Skip to main content

Semana do Ambiente na Lusical

13/06/2022 

A LUSICAL, alinhada com a comemoração do Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho), abriu as suas portas entre os dias 31 de Maio e 3 de Junho para receber 200 crianças do 1ºciclo, do ensino básico das escolas da região.

Com o intuito de explicar o processo de fabrico de cal e o controlo dos aspetos ambientais da sua atividade, os técnicos da LUSICAL apresentaram, de uma forma simplificada e original, o processo de fabrico de cal e promoveram, junto das crianças, uma visita à fábrica que incluiu, entre outros locais, a Sala de Comando dos Fornos e a Secção de Ensaque onde puderam ver o funcionamento do robot a produzir paletes.

Para que tivessem contacto com o produto produzido na LUSICAL, as crianças puderam ainda presenciar uma experiência de avaliação da reactividade da cal, visualizando o comportamento da cal em contacto com a água.

No final, as crianças de cada uma das escolas deixaram a marca da sua passagem com a plantação de uma árvore a que deram um nome escolhido entre todos.

A LUSICAL presenteou cada uma das crianças com algumas lembranças onde se incluia a livro de atividades “Cal, a História de uma Pedreira”...

No âmbito desta iniciativa foi ainda lançado o desafio a todas as crianças de fazerem um desenho sobre a visita realizada, desenhos esses que serão elaborados nas respetivas escolas e entregues na LUSICAL para que o Júri constituido para o efeito possa fazer a seleção dos desenhos vencedores que serão premiados!

Foram experiências memoráveis para as crianças e para os Colaboradores da LUSICAL...

Esta é uma iniciativa a continuar para que as camadas mais jovens tomem contacto com a indústria e especificamente com a LUSICAL, promovendo assim uma relação saudável e duradoura!!